1923 — AVIÃO CAI NO ARACATI

Escrito por Domingo, 20 Agosto 2017 21:16

Apesar de haver perdido a Primeira Guerra Mundial há pouco mais de quatro anos, a Alemanha despontava como uma das maiores nações fabricantes de avião do mundo. A família Junkers desenvolveu um modelo de avião que, na época, era um sucesso em segurança, economia e autonomia de voo.

ARACATI | HERMA A PE. SÁ LEITÃO

Escrito por Domingo, 20 Agosto 2017 10:48

Antônio Saboia de Sá Leitão nasceu em Aracati a 21 de setembro de 1842. Foi padre e bacharel. Foi fundador, no Aracati, da Conferência de São Francisco de Assis, primeira da Sociedade de São Vicente de Paulo do Ceará. Em sua memória foi construída uma herma na rua Pe. Sá Leitão no Centro Histórico de Aracati.

 

A cidade do Aracati numa homenagem sincera a seu ilustre filho, ergueu-lhe na antiga Praça dos Prazeres, que recebeu também o seu nome, uma artística herma1.

Comemorativo do transcurso do 1º Centenário da Independência do Brasil, se ergue ao lado do Paço Municipal1, quase no centro da Praça da Independência, construído pela Prefeitura, sendo gestor dos negócios municipais o Major Bruno da Silva Figueiredo.

Em comemoração à primeira visita deste antístite – “primeiro bispo do Ceará, foi construído, à entrada norte da Rua Conselheiro Liberato Barroso (atualmente rua Cel. Alexanzito), numa das praças da cidade, que passou a chamar-se Praça Dom Luiz, uma pirâmide de alvenaria, com altura, aproximadamente, de 10 metros.

Estes são os valores que a rendeira trabalha na "grade" feito um tabuleiro de xadrez. Com maestria, e por bravura, ela desmancha o tecido existente para refazê-lo, e por acréscimo, exagera na beleza e relevo do Labirinto, reforçando, inclusive a resistência do tecido. Só não é legal que, nesse ofício de invenção e saber ancestral, tanto trabalho seja ignorado e as labirinteiras sobrevivam dividindo-se com outros afazeres domésticos, de agricultura ou de outras atividades de ocasião. Isso ocorre pela desvalorização do trabalho, lento e meticuloso, cujo preço de mercado é sempre aquém do tempo e da habilidade empregados.

 

Página 1 de 18

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
6
7
13
14
20
21
27
28
30
31