Netlink
Pátio do Instituto do Museu Jaguaribano Pátio do Instituto do Museu Jaguaribano IMJ

Memória, criatividade e transformação

Escrito por  Quinta, 18 Abril 2013 08:34

A 11ª Semana de Museus, realizada pelo IBRAM- Instituto Brasileiro de Museus, a ser realizada de 13 a 19 de maio, terá como tema: criatividade e memória como vetores para as transformações sociais.


A assertiva de que os museus são lugares para guardar as marcas do passado ampliou-se para a concepção de espaço propício para a discussão contemporânea sobre a memória. Durante muitos anos a gestão destes espaços reforçou o sentido de museu como templo absoluto da memória a exemplo de ações que privilegiavam os acervos em detrimento das relações entre antigo e moderno. Jacques Le Goff, em seu livro História e Memória, declara que o estudo das tensões existentes entre o binômio antigo/moderno deve ser acompanhado da análise do momento histórico que tende por vezes denegrir ou exaltar, distinguir e afastar o conceito de moderno.

 

Antigo e moderno, criatividade e memória termos aparentemente antagônicos se revestem de novas significações e, fornecem às ações dos museus campo fértil para o debate constante sobre a importância dessas instituições para o desenvolvimento social.


A 11ª Semana de Museus reunirá 1.250 instituições mobilizadas em debater com a sociedade brasileira o papel do “museu” enquanto propulsor da mudança social. Com o tema: Museus (memória + criatividade) = mudança social o IBRAM busca ressaltar o arranjo entre o frescor criativo e a memória construída. 
O Instituto do Museu Jaguaribano participará do evento com programação de 13 a 19 de maio com entrada franca. Exposição, palestra, visitas guiadas, peça de teatro são algumas das opções para quem visitar o museu neste período.

Maiores informações:
http://www.museus.gov.br/destaque/13148/

 

 

Avalie este item
(0 votos)
Lido 1052 vezes Última modificação em Sábado, 04 Janeiro 2014 22:16
Marciano Ponciano Virginio

Sou natural de Aracati-Ce, terra onde os bons ventos sopram. Na academia da vida constitui-me poeta, realizador de sonhos, encenador de máscaras. Na academia dos saberes acumulados titulei-me professor de Língua Portuguesa e especializei-me em Arte-Educação. O projeto de vida é semear a arte por onde passe: teatro, poesia, artes plásticas- frutos da experiência acumulada em anos dedicados a ser feliz. Quando me perguntam quem sou - ator, poeta, encenador, artista plástico, educador? Afirmo: - Sou poeta!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

iCagenda - Event List

Nenhum evento hoje!