Netlink
Cineteatro Francisca Clotilde Cineteatro Francisca Clotilde

CINETEATRO FRANCISCA CLOTILDE: DESCRITIVO DO IMÓVEL

Escrito por  José Ramiro Teles Domingo, 13 Julho 2014 14:25

José Ramiro Teles (Arquiteto Urbanista)

 

Trata-se, a edificação em epígrafe, de um importante testemunho que remanesce dos tempos idos de efervescência econômica e cultural da cidade de Aracati, cujas origens remontam à pujança econômica resultante do comércio e beneficiamento de gado vacum durante o período colonial.

 

 

A edificação que se nos antolha resulta da apropriação de um arcabouço muito mais antigo, provavelmente do século XVIII, restando deste período apenas as paredes que conformam as empenas e, talvez, o fechamento posterior do foyer.

 

O arranjo arquitetônico do frontispício provém, presume-se, da década de 1920, segundo testemunhos existentes no edifício como data aposta à fachada (já não mais existente), além dos elementos decorativos de certa inclinação art nouveau, em voga à época.

 

Implantado em estreito lote proveniente da típica estruturação fundiária colonial, o complexo é composto por dois volumes construtivos principais, quais sejam, o bloco anterior, pouco recuado em relação ao passeio, correspondente ao foyer e o bloco posterior atinente à plateia e caixa de cênica. Os referidos corpos construtivos são interligados por um pátio descoberto, conhecido popularmente como "curral" devido às muretas existentes portadoras de bancos de alvenaria destinados, originalmente, a local de espera dos espectadores entre as sessões de cinema. É neste pátio que está assente o antigo serviço sanitário do equipamento.

 

No que tange aos aspectos construtivos da edificação notabiliza-se o uso de alvenarias autoportantes de tijolos cerâmicos, as quais sustêm a estrutura de coberta executada integralmente em tesouras e caibros corridos de carnaúba. Por sobre esta trama de carnaúba tem-se um telhamento cerâmico de fabricação manual.

 

Fonte:
SECRETARIA DE TURISMO, CULTURA E MEIO AMBIENTE DE ARACATI. [Ofício] 5 dez. 2008, Aracati [para] Alcântara, Alexandre.15p. Informação Técnica: Serviços de Conservação emergenciais no Cineteatro Moderno.

 

Avalie este item
(0 votos)
Lido 768 vezes Última modificação em Domingo, 13 Julho 2014 14:37

1 Comentário

  • Link do comentário ALEXANDRE DE OLIVEIRA ALCÂNTARA Quarta, 16 Julho 2014 11:00 postado por ALEXANDRE DE OLIVEIRA ALCÂNTARA

    Amigos de Aracati,

    Volto a perguntar: Porque o serviço público para Aracati é tão lento, tão demorado, tão perverso? Vejo quanto difícil foi conseguirmos o termino da restauração do Museu Jaguaribano, da Biblioteca Pública. Depois da vitória da desapropriação do imóvel do Teatro Francisca Clotilde, o prédio espera há anos a restauração que não vem. Podemos apontar também a ponte Juscelino Kubitschek, outra obra de restauração inacabada. Esse descaso é um desrespeito à população de Aracati e demonstra quão medíocres são seus representantes políticos! A sociedade civil tem a obrigação de mais uma vez pressionar!

    Relatar

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

iCagenda - Event List

Nenhum evento hoje!