Netlink

O que é o Vento Aracati?

Escrito por  Henrique do Nascimento Camelo Quinta, 06 Julho 2017 16:05

Diariamente em regiões ribeirinhas, no fim das tardes e começo das noites quentes da época seca do ano, sopra um vento que de acordo com moradores, leva uma sensação de conforto térmico a tais regiões, pelo motivo de que as mesmas possuem altas temperaturas. Esse vento é denominado pelos próprios moradores de vento Aracati, não se sabendo ao certo, a partir de que momento ele recebeu tal denominação. Muitos moradores supõem que o Aracati possui origem do mar, e acaba adentrando pelo sertão através do vale do Rio Jaguaribe, o principal rio perene do estado do Ceará, ou também chamado de baixo Jaguaribe.

 

Um dos grandes historiadores cearenses, Raimundo Girão, identifica o Aracati como sendo “monção ou brisa que sopra nas tardes de verão, saindo do mar e entrando no sertão refrescando-os”. Essa frase pode ser comprovada nas cidades que sobem às margens do Rio Jaguaribe, onde parte da população ainda senta-se a calçada ao final da tarde para descansar esperando a passagem do “Aracati”, que segundo esses moradores, é o vento que se desloca do litoral em direção ao interior pelo leito do Jaguaribe.

 

No dicionário de Aurélio Buarque, a palavra Aracati possui o significado de “vento que em regiões nordestinas (especialmente no Ceará) sopra de N.E. para S.O”. Mas a palavra Aracati tem origem do Tupi, que possui diversas versões, como por exemplo, “vento ou rajada forte ou aragem forte ou vento que cheira”, ou ainda, "Bonança". Para o escritor cearense José de Alencar, em seu livro Iracema, o vento Aracati pode ser traduzido como o “Vento que vem do mar” Alencar (1829).

 

Através da (Fig. 2.1), podemos observar as localidades dentro do retângulo em vermelho, onde ocorrem a passagem do vento Aracati, segundo moradores dessas regiões. Nela identificamos que essas localidades possuem proximidade com o Rio Jaguaribe e seus afluentes, como por exemplo, os Açudes de Orós e Banabuiú.

 

Ainda através da (Fig. 2.1), identificamos que as regiões de ocorrência do Aracati são aquelas que se encontram na faixa litorânea do estado do Ceará, ou seja, no litoral leste, e também verificamos regiões mais afastadas do litoral, como por exemplo, já bem ao sul do estado, na cidade de Icó.

 

Outra importante característica do aparecimento do vento Aracati em uma determinada localidade que possui proximidade com o Rio Jaguaribe, se deve ao fato, de ser possível registrarmos um máximo valor de velocidade média para o dia de sua ocorrência. Tornando dessa forma, um atrativo diferenciado do que normalmente pode ser verificado, referente a intensidade de ventos nas regiões citadas acima.

 

Para ilustrar o que foi dito antes, através dos dados de medição de médias horárias de velocidade do vento a um nível de 10 m de altura, fornecidos pela FUNCEME, através da (Fig. 2.2), temos um gráfico no qual podemos identificar a ocorrência do vento Aracati na cidade de Icó, segundo relato de moradores, durante a noite do dia 14 de novembro de 2005.

 

 

No início da noite, a velocidade média às 18:00h chegou a 2,3 m/s e às 20:00h a 4,6 m/s. Às 21:00h, a velocidade média chegou a quase 6,0 m/s, ou seja, bem maior em relação à média durante o dia. Esse comportamento pôde ser observado durante quase todos os dias do mês de novembro de 2005, novamente segundo relato de moradores.

 

Outro lugar onde podemos identificar a ocorrência do Aracati, também segundo relatos de moradores, foi na cidade de Solonópole que fica nas proximidades do açude Banabuiú (como ilustrado na Fig. 2.1). Novamente, através dos dados de velocidade do vento da FUNCEME, para um nível de referência a 10 m de altura em relação ao solo, e para o mesmo dia 14 de novembro de 2005, é possível observarmos no gráfico da (Fig. 2.3), a ocorrência do vento Aracati, chegando a uma máxima velocidade média horária de aproximadamente 9,0 m/s em torno das 19:00h. Novamente esse comportamento, ou seja, um maior valor de velocidade média horária do vento durante a noite em relação ao dia, pôde ser observado durante quase todos os dias do mês de novembro de 2005 em Solonópole.

 

 

De acordo com um estudo elaborado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), que realizou médias horárias da velocidade do vento ao longo do dia em 10 estações meteorológicas distribuídas pelo estado do Ceará, durante o período de 1977 a 1981, os ventos sobre o Ceará são mais intensos durante o dia em comparação com à noite Amarante (1987).

 

Com a ocorrência do vento Aracati, esta tendência continua, mas só que em alguns locais, não é mais observado a maior intensidade de ventos durante o dia, tendo em vista que a maior intensidade dos ventos com o aparecimento do Aracati ocorre entre o final da tarde e a meia noite, como pudemos constatar nas (Figs. 2.2 e 2.3).

 

[...]

 

O vento Aracati, possui características semelhantes às de uma brisa marítima, só que com uma grande penetração continente adentro, como por exemplo, na cidade de Morada Nova que fica distante da costa leste do Ceará, de aproximadamente 100 km. Outra cidade ainda mais distante com ocorrência do Aracati é a de Icó, situada a cerca de 300 km do litoral leste do estado. [...]

 

CAMELO, Henrique do Nascimento. O que é o Vento Aracati? In: CAMELO, Henrique do Nascimento. Estudo Numérico do Vento Aracati para Caracterização de seu Potencial Eólico. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2007. p. 8-11.

Avalie este item
(0 votos)
Lido 161 vezes Última modificação em Quinta, 06 Julho 2017 16:20

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
3
31