Trio Elétrico Lazarão. Aracati, 1988. Trio Elétrico Lazarão. Aracati, 1988. Acervo de Antero Pereira

O Carnaval do Povão

Escrito por  Quarta, 23 Janeiro 2008 13:57

Quando o Aracati-Club era um reduto fechado, freqüentado exclusivamente pela elite aracatiense, a eleição para sua diretoria era uma verdadeira disputa política. Ser presidente do Aracati-Club significava prestígio e liderança na sociedade e na política.

 

 

Foram presidentes do Aracati-Club, entre outros que engrandecem a referida galeria, dois dos maiores líderes políticos do Aracati ao seu tempo: Abelardo Costa Lima e Renato Caminha, que combatiam em partidos adversários, um pela UDN e o outro pelo PSD.

Depois de um tempo, com a decadência dos clubes sociais, essa eleição para a diretoria do Aracati-Club perdeu a sua importância e o seu interesse político pelo cobiçado cargo.


No entanto, em 1984, quando Abelardo Filho era Prefeito do Aracati, ocorreu uma eleição para presidente do Aracati-Club que fez reviver os velhos tempos.

Essa eleição foi disputada pelo então ex-prefeito Kleber Gondim e o Abelardo Gurgel Costa Lima, pai. Este se apresentou como candidato de última hora, pois substituiu o candidato anterior para tentar reverter uma provável derrota. Ela de fato aconteceu, mesmo sendo a chapa apadrinhada pelo prefeito.


O empenho de Abelardo em eleger seu candidato tinha como principal objetivo e real propósito derrotar Kleber Gondim, de quem se tornara adversário político. O interesse pelo cargo de presidente do Clube era o detalhe menos importante.

Kleber Gondim mais bem articulado junto aos eleitores – os sócios do Aracati-Club – conseguiu vencer as eleições que aconteceram em Janeiro daquele ano, após prometer um carnaval inesquecível, como foram realmente todos os carnavais do Aracati-Club, independente de quem fosse seu presidente...

Trio Lazarão 1993. Acervo Antero PereiraNão se conformando com a derrota para a presidência do Aracati-Club, o prefeito Abelardo Filho planejou, de forma estratégica, o esvaziamento do salão do Aracati-Club, causando assim o fracasso do carnaval do presidente Kleber Gondim como uma forma de desforra...

Abelardo Filho não poderia ter tido idéia melhor para perpetrar sua represália. Trouxe para o Aracati, para a praça antiga dos bambus, depois Adolfo Caminha e, popularmente chamada de Praça da Comunicação, um ainda acanhado trio elétrico, comparado aos atuais, com o nome de Lazarão, em homenagem ao seu proprietário, o mossoroense Lázaro Paiva. 

O povão aderiu à novidade, lotando a praça, cantando e dançando durante os três dias de carnaval, ao som do trio elétrico, os versos do poeta baiano que dizia: “A praça é do Povo como o céu é do avião.” Mesmo assim, o carnaval do Aracati-Club ainda permaneceu por algum tempo e era considerada uma festa animadíssima com seu salão repleto de foliões que brincavam o carnaval ao som de orquestras formadas por músicos genuinamente aracatienses..

Entretanto, a partir daquela data, o carnaval do Aracati jamais seria igual aos carnavais do passado..

A consagração e a consolidação definitiva do que viria a ser chamado  “Carnaval do Povão”, aconteceu no ano de 1988, quando uma música composta por Régis Campelo e Lázaro Paiva, cantada por Régis Campelo, intitulada de Carnaval do Povão, cujos versos eram cantados naturalmente por todos os foliões, atraídos pela festa carnavalesca que se popularizou em toda a região. Eis, portanto, os versos:  “Você, você, você que veio brincar o carnaval aqui em Aracati/ Você, você, você que veio brincar o carnaval aqui em Aracati/ Não poderia ter coisa melhor, um carnaval feito para o povão/ Aracati vai agradecer Abelardo Filho de todo coração/ Não poderia ter coisa melhor, um carnaval feito para o povão/ Aracati vai agradecer Abelardo Filho de todo coração.”

Carnaval em Majorlândia. Aracati 2003A música se transformou no hino do carnaval do Aracati por muito tempo. Até hoje, aqueles mais saudosistas, quando desembarcam na rodoviária Assis Nogueira, ainda descem dos ônibus cantando o Carnaval do Povão...

Ficou então o prefeito Abelardo Filho conhecido como o criador do carnaval do povão que, com o passar do tempo, transformou-se no maior carnaval do Ceará e continua a atrair para a nossa cidade uma multidão de foliões a cada ano. Com a ascensão do novo estilo carnavalesco, a cidade de Aracati tornou-se um dos principais destinos turísticos no período momino do Nordeste.

Avalie este item
(0 votos)
Lido 8241 vezes Última modificação em Sábado, 04 Janeiro 2014 11:29
Antero Pereira Filho

ANTERO PEREIRA FILHO, nascido no Aracati em 30 de novembro de 1946, foi o terceiro filho do casal Antero Pereira da Silva e Maria Bezerra da Silva. Viveu sua infância em Icapui onde foi alfabetizado pela professora Dona Preta. Em 1957, ingressou no Grupo Escolar Barão de Aracati. Em 1974, casou-se com Maria do Carmo Praça Pereira e deste matrimônio nasceram os filhos Janaina Praça Pereira, Armando Pinto Praça Neto e Juliana Praça Pereira.

 

Em 1976 graduou-se em Ciências Econômicas pela URRN-RN. Atuou à frente do Instituto do Museu Jaguaribano como presidente, função que exerceu em duas diretorias (1976 1979/1982-1985). Foi secretário na gestão do prefeito Abelardo Gurgel Costa Lima Filho (1992-1996) período em que assumiu a pasta da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura.

 

A história e a memória da cidade e do povo aracatiense constituem objetos de seus estudos amplamente divulgados em crônicas e artigos publicados na imprensa local em que colabora desde 1975. Em 2005 a crônica "O Amor do Palhaço", de sua autoria, foi adaptada para o cinema em um curta metragem (15") homônimo com direção de Armando Praça Neto,

 

Obra

Assim me Contaram. (1ª Edição 1996 e 2ª Edição 2015)

Histórias de Assombração do Aracati. Publicação do autor. (1ª Edição 2006 e 2ª Edição 2016)

Ponte Presidente Juscelino Kubitschek. (2009) 

A Maçonaria em Aracati (1920-1949). (2010)

Fatos e Acontecimentos Marcantes da História do Aracati. (Inédito)

Aracati era assim (Inédito)

Notícias do Povo Aracatiense (Inédito)

 

5 comentários

  • Link do comentário Wallison Pinto Quinta, 19 Dezembro 2013 21:00 postado por Wallison Pinto

    Gostaria de parabenizá-los pelo interesse em informar como começou o Carnaval do Povão em Aracati. De forma sucinta e objetiva, a matéria informa a todos sobre essa tradição que jamais deve ser esquecida. Apesar de não ser mais folião, pois me converti ao evangelho, acredito que a cultura deve ser preservada.

    Relatar
  • Link do comentário Gabriel da Silva Lemos Quinta, 19 Dezembro 2013 13:26 postado por Gabriel da Silva Lemos

    Como podemos ver, antigamente a presidência do Aracati-Club era como uma disputa politica muito disputada. E com a decadência politica o nosso club perdeu sua importância e o seu interesse político pelo cobiçado cargo. Até que em 1984 Abelardo Filho que era prefeito de Aracati, fez um eleição para reviver os velhos tempos. A eleição foi disputada por Kleber Gondim e Abelardo Gurgel Costa Lima, e sempre com muita rivalidade como todas as politicas do nosso Aracati. Abelardo Gurgel usa muitas de suas estrategia, assim causando um fracasso no carnaval de Kleber Gondim. Então como havia prometido Abelardo Filho fez um ótimo carnaval com os trios Lazarão nome em homenagem ao seu dono Lázaro Paiva e muito mais.

    Relatar
  • Link do comentário Rayane Oliveira Quinta, 19 Dezembro 2013 13:25 postado por Rayane Oliveira

    Esta matéria , é uma das mais interessantes que já li. Pois fala um pouco de uma das datas mais esperadas pelo nosso povo, acho que todos deveriam agradecer a Abelardo Filho de todo o coração.

    Relatar
  • Link do comentário jessica de oliveira Quinta, 19 Dezembro 2013 13:24 postado por jessica de oliveira

    É muito interessante esse texto falando sobre o carnaval,porque fala quando e como começou o carnaval, na época em que o carnaval era famoso,o quando que o Aracati-Club era importante para nossa cidade.

    Relatar
  • Link do comentário deusimar Quinta, 19 Dezembro 2013 13:08 postado por deusimar

    foi uma bela homenagem que Abelardo Filho deu a Lázaro Paiva.

    Relatar

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
6
7
13
14
20
21
27
28
30
31