Banca O Carlos
A atriz Silvanise Ponciano no papel de Francisca Clotilde A atriz Silvanise Ponciano no papel de Francisca Clotilde Rosângela Ponciano

Francisca Clotilde, uma história de amor e lutas

Escrito por  Quinta, 12 Julho 2012 13:58

“Mulher de ideias avançadas, muito escreveu e muito ensinou, vivendo como viveu uma época, no Ceará, de grande ebulição intelectual, quer no campo propriamente dito das letras, quer no da política, uma e outra podendo, a bem dizer, estar isoladas, provado que, entre 1880 e 1889, na quase totalidade, eram abolicionistas e republicanos os escritores válidos da terra alencarina” (Otacílio Colares)


Amor e lutas foi o binômio utilizado pela TV Assembleia para bem traduzir a vida e a obra de Francisca Clotilde. O documentário "Francisca Clotilde, uma história de amor e lutas" foi exibido inicialmente no dia no dia 2 de junho e ainda hoje poderá ser visto pelo canal 30 ou na web através do youtube. O filme, com roteiro e produção de Ângela Gurgel, é parte do programa Perfil que tem por objetivo evidenciar personagens de grande notoriedade (vivos e falecidos) que fizeram história no Ceará. O documentário enseja apresentar à luz de nossos dias a professora, jornalista, escritora e dramaturga Francisca Clotilde; sua vasta produção literária e seu ativismo político.


Nesta edição o programa contou com as participações especiais do Grupo Lua Cheia, Antero Pereira Filho, Marciano Ponciano, Rosângela Ponciano e das pesquisadoras/escritoras Cecília Maria Cunha (Além do amor e das Flores- Primeiras Escritoras Cearenses), Luciana Andrade ("A Estrella" - Francisca Clotilde e a Literatura Feminina em revista no Ceará [1906-1921]), Anamélia Mota (Francisca Clotilde- Uma pioneira da educação e da literatura no Ceará), Gildênia Moura (Lápis, agulhas e amores- História de Mulheres na Contemporaneidade).


Outro ponto alto no documentário foi a participação do Grupo Lua Cheia que encenou para a telinha a peça “A Amparativista” escrita por Francisca Clotilde e publicada em 1915 na Revista Estrella. A adaptação contou com as participações das atrizes Amélia Gomes, Marcela Paschoal, Regina Oliveira e Silvanise Ponciano.


“Francisca Clotilde, uma história de amor e lutas” constitui uma justa homenagem à escritora de “A Divorciada” e uma importante oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a abolicionista, romancista, dramaturga, poetisa e jornalista Francisca Clotilde.

 

Assista a participação do Grupo Lua Cheia com a peça A Amparativista de Francisca Clotilde.

Avalie este item
(0 votos)
Lido 1274 vezes Última modificação em Sábado, 04 Janeiro 2014 11:15
Marciano Ponciano Virginio

Sou natural de Aracati-Ce, terra onde os bons ventos sopram. Na academia da vida constitui-me poeta, realizador de sonhos, encenador de máscaras. Na academia dos saberes acumulados titulei-me professor de Língua Portuguesa e especializei-me em Arte-Educação. O projeto de vida é semear a arte por onde passe: teatro, poesia, artes plásticas- frutos da experiência acumulada em anos dedicados a ser feliz. Quando me perguntam quem sou - ator, poeta, encenador, artista plástico, educador? Afirmo: - Sou poeta!

2 comentários

  • Link do comentário Ana Beatriz Quinta, 19 Dezembro 2013 13:21 postado por Ana Beatriz

    Francisca Clotilde, foi uma mulher que de ideias avançadas. Foi professora e escritora. Uma mulher muito importante no Aracati. Fez uma peça, na qual se chamava:\"A Amparativista\"; na qual participaram as atrizes: Amélia Gomes, Marcela Paschoal,Regina Oliveira e Silvanise Ponciano.

    Relatar
  • Link do comentário Andrezza Quinta, 19 Dezembro 2013 13:13 postado por Andrezza

    Clotilde foi um professora e escritora . Mulher importante ao aracati

    Relatar

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
6
7
13
14
20
21
27
28
30
31