Netlink
Castorina Pinto Castorina Pinto Acervo Netinho Ponciano

Ruas do Aracati- Castorina Pinto

Escrito por  Sexta, 12 Agosto 2016 09:26

Castorina Pinto nasceu em Aracati, a 24 de janeiro de 1883. Com seu irmão Teófilo Pinto, administrou um hotel. Também trabalhou num bar, negociou labirintos e ingressou no funcionalismo público municipal- função que exerceu até se aposentar.

 

Católica devota, nas missas colaborava recebendo as ofertas dos fiéis.

 

Castorina era conhecida por sua inteligência e humor. Observadora compulsiva e movida por impulsos, apelidava, principalmente, os que visitavam Aracati.

 

Entre os apelidos de sua autoria, tornaram-se conhecidos: "Bolo enfeitado"; "Envelope aéreo"; "Rato de gaveta"; "Macaco sem rabo"; "Ponteiro de segundos"; "Malacabado", "Tostão de broa”.

De apelido em apelido, Castorina involuntariamente tornou o Aracati conhecido pela alcunha de "Terra dos Apelidos".

 

Para saber mais sobre Castorina Pinto, acesse: http://luacheia.art.br/aracati/memoria/169-castorina-a-fonte-dos-apelidos-nao-secou.html

 

 

Avalie este item
(1 Voto)
Lido 380 vezes Última modificação em Sexta, 12 Agosto 2016 09:45
Editor Chefe

A Associação Artístico Cultural Lua Cheia é uma entidade sem fins lucrativos. Seus projetos têm por objetivo o desenvolvimento e a promoção da cultural em geral, particularmente o teatro , a literatura, as artes plásticas e a música. Nestes segmentos busca capacitar e divulgar bens e serviços de ordem artístico-cultural.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
3
4
10
11
17
18
20
24
25
27
29
31