Netlink
Divulgação Divulgação

Histórias de Assombração de Aracati chega à segunda edição

Escrito por  Quarta, 12 Outubro 2016 22:56

Histórias de Assombração de Aracati, do escritor aracatiense Antero Pereira Filho, chega à segunda edição em outubro de 2016. A obra reúne uma seleta de contos oriundos do imaginário popular da cidade de Aracati. O escritor, neste projeto, se propõe a mesclar lendas da cidade de Aracati ao mesmo tempo em que alia a historicidade da Terra dos Bons Ventos em descrições pormenorizadas do casario colonial, da sociedade, da economia bem como uma série de fatores relacionados à própria história do Brasil a exemplo da escravidão e dos ciclos econômicos.

 

A segunda edição amplia a geografia dos contos. A edição de 2006 apresentava contos que, em sua grande maioria, eram ambientados na sede da cidade de Aracati, especificamente no Centro Histórico. O lançamento previsto para o dia 22 de outubro, no Museu Jaguaribano, apresentará um livro cujas histórias se passam em localidades situadas na zona rural da cidade de Aracati e lugares distantes do centro os quais ambientam as narrativas colhidas pelo autor. Ambas as coletâneas registram muito mais do que narrativas. Ao escrever Histórias de Assombração do Aracati, Antero compartilha a narrativa oral do povo aracatiense e com isto contribui para que parte dessa herança cultural se perpetue em registro escrito. Tal qual fizeram os Irmãos Grimm, Ítalo Calvino e Câmara Cascudo, Antero Pereira o faz com as lendas da cidade de Aracati. É inegável o valor e o impacto causado por essas histórias.

 

O livro, que será lançado às vésperas da semana do município, conta com fotomontagens de Isaac do Carmo e desenhos a nanquim e aquarela de Marciano Ponciano. Assina a capa o fotógrafo e designer gráfico Alan Uchoa. A nova edição, revista e ampliada, certamente atenderá o interesse dos leitores ávidos por lendas, especialmente as que tratam da centenária cidade de Aracati.

 

Serviço

Histórias de Assombração do Aracati

Antero Pereira Filho

Lançamento dia 22 de outubro de 2016

Museu Jaguaribano, Centro Histórico de Aracati-CE.

 

Avalie este item
(0 votos)
Lido 2049 vezes Última modificação em Quarta, 12 Outubro 2016 23:11
Editor Chefe

A Associação Artístico Cultural Lua Cheia é uma entidade sem fins lucrativos. Seus projetos têm por objetivo o desenvolvimento e a promoção da cultural em geral, particularmente o teatro , a literatura, as artes plásticas e a música. Nestes segmentos busca capacitar e divulgar bens e serviços de ordem artístico-cultural.

1 Comentário

  • Link do comentário Marcos Vieira Quinta, 13 Outubro 2016 08:26 postado por Marcos Vieira

    Antero Pereira está de parabéns por resgatar as estórias que perambulam em nosso imaginário, fazendo-nos ainda mais pertencentes à nossa terra!

    Relatar

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
3
4
10
11
17
18
20
24
25
27
29
31