Casa de Monsenhor Bruno e Minimuseu Teatro de Bonecos Francisca Clotilde Casa de Monsenhor Bruno e Minimuseu Teatro de Bonecos Francisca Clotilde

Casa de Monsenhor Bruno e Minimuseu Teatro de Bonecos Francisca Clotilde

Escrito por  Sábado, 05 Novembro 2016 10:37

A casa pertenceu a Monsenhor Bruno Figueiredo que ainda jovem ingressou no seminário da Prainha, em Fortaleza, onde se ordenou em novembro de 1875. Dirigiu o Ateneu Cearense, o Liceu do Ceará e o Instituto de Humanidades. Fez concurso em Manaus, conquistando a cadeira de latim no Liceu Amazonense, e foi professor do Externato São José e Colégio Santa Teresa. Foi vigário de Maranguape a pároco de Aracati, onde faleceu em 1930. Jornalista e orador, foi figura incansável na defesa dos desvalidos. Foi condecorado com comenda da ordem de Cristo. Publicou “Oração Fúnebre”, “Sermão sobre a Imaculada Conceição” e “Os primeiros bispos do Ceará”.

 

A casa, de propriedade da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (Aracati-CE), além de ter sido a residência de Monsenhor Bruno, abrigou, na década de 1970, o Colégio Externato Kennedy dirigido pelo professor Régis Bernardo. Desde o ano 2000, ela tem sido ocupada pelo artista plástico Hélio Santos que a conformou em ateliê e minimuseu do Teatro de Bonecos Francisca Clotilde. No minimuseu, encontra-se, em exposição, bonecos construídos pelo artista, pertencentes ao Grupo de Teatro de Bonecos Francisca Clotilde e ao bloco carnavalesco Universo Negro, além de um rico acervo em artes visuais de autoria de artistas aracatienses.

Minimuseu Teatro de Bonecos Francisca Clotilde

Rua Cel. Alexanzito, 273 (Centro Histórico de Aracati)

Contato: (88) 9.8809.6567

 

Avalie este item
(0 votos)
Lido 551 vezes
Editor Chefe

A Associação Artístico Cultural Lua Cheia é uma entidade sem fins lucrativos. Seus projetos têm por objetivo o desenvolvimento e a promoção da cultural em geral, particularmente o teatro , a literatura, as artes plásticas e a música. Nestes segmentos busca capacitar e divulgar bens e serviços de ordem artístico-cultural.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
4
5