Água Cristalina
Detalhe do livro Index Librorum Prohibitorum Detalhe do livro Index Librorum Prohibitorum

EDUCAÇÃO TAMBÉM POR PARTE DO EDUCADOR

Escrito por  Erinara Vaneska S. Moreira Terça, 13 Setembro 2016 14:29

Com o intuito de estimular a conjuntura ideológica dos alunos, muitos professores costumam incrementar em suas metodologias disciplinares suas impressões subjetivas. O projeto “Escola Sem Partido”, elaborado em 2004, visa extinguir essa prática, limitando o profissional em seus discursos, e consequentemente a capacidade crítica do estudante.

 

Na Idade Média, período de disseminação da cultura protestante, a Igreja Católica proibiu a circulação de livros que pudessem induzir ou esclarecer intelectualmente alguém. O conjunto de literaturas abolidas ficou conhecido como Index Librorum. O objetivo de se ter um público de fiéis ignorantes era latente, se as verdades toleradas fossem oriundas do clero, seriam apenas essas as aceitas. Tal como ocorreu na Idade Média é a sugestão de restringir a oratória do educador em sala, pois é preferível uma sociedade aceptiva a uma questionadora.

 

Segundo Paulo Freire, o diálogo cria a base para a colaboração, isso porque é possível aprender mais quando se ouve uma opinião distinta do que quando se conhece apenas uma parte acerca de um assunto. Portanto, é preciso que o professor ensine e se sinta a vontade para se manifestar quando necessário, para que tanto ele quanto seus ouvintes desenvolvam um caráter crítico.

 

O educador, como ser ético, deve ser ciente de que sua metodologia precisa ser isenta de doutrinação. Então, a adoção de uma lei que o limite ainda mais em sala de aula contribuirá somente para maior ignorância dos jovens, os quais precisam de referências ideológicas diferentes para que fomentem seus próprios posicionamentos e sejam mais tolerantes. O professor é uma das principais figuras de inspiração devido ao seu caráter de mestre e não pode ser silenciado, mas estimulado a pensar e dar a conhecer seus pensamentos feitos àqueles que estão em fase de formação cidadã.

 

Erinara Vaneska S. Moreira[1]

 

Avalie este item
(1 Voto)
Lido 240 vezes Última modificação em Terça, 13 Setembro 2016 15:30

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
17
24
25
27
28
29