Grupo Lua Cheia de Teatro

Escrito por  Quinta, 17 Julho 2008 10:41

O Grupo Lua Cheia de Teatro foi fundado a 6 de agosto de 1990 pelos artistas Marciano Ponciano, Márcia Santos, Arnaldo Lima e Márcia Oliveira. A formação do grupo se deu com a experimentação do teatro e seu estudo sistematizado além de sua promoção através de palestras, intercâmbios culturais com grupos de notório conhecimento teatral a exemplo da Cia. No Mundo da Lua(SP), Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais-LUME (SP), Barracão Teatro(SP), Las Cabaças(SP) e Kapota Mas Não Breka(SP). Outro aspecto relevante do grupo está na produção de textos dramatúrgicos e no estudo da literatura sobre teatro.

Das diversas peças que montou a que deu visibilidade nacional ao grupo foi a peça O Auto da Camisinha (1997), de José Mapurunga. O grupo possui uma farta produção de peças de autoria de seus integrantes a exemplo de: Por que Adolfo Caminha?, Amor de Cigano, Guerra do Ouro Preto, Os doze destinos de Joaquim, Senhora do Rosário entre outros textos de autoria de Marciano Ponciano e Quando Adolfo Caminha de autoria de Manuel Lima.

Da escolha do texto à montagem do espetáculo de teatro seguem-se três meses. Processo este que inclui o desenvolvimento da direção, estudo do texto e leitura dramática, construção das personagens, ensaio, produção da cenografia e estreia.

Em 1995 o grupo passou a contar com o aporte institucional fundando naquele ano a Associação Artístico-Cultural Lua Cheia.

 

Montagens

 

1990

Amor de Cigano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Peça de Marciano Ponciano. Gênero: Palco à italiana. Aracati Club. Aracati-Ce

 

1991

A Guerra do Ouro Preto. Argumento cênico de Marciano Ponciano. Gênero: Palco à italiana. Cine Teatro Moderno. Aracati-Ce.

 

1992

A Terra do Já Teve. Peça de Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de Rua. Aracati-Ce.

Tente, Invente, Venha sorrir com a Gente. Argumento cênico de Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Auditório do Instituto São José. Aracati-Ce.

Os Viajantes. Peça de Maria Clara Machado. Direção de Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de Rua. Adro da Igreja Matriz de Aracati. Aracati-Ce.

 

1993

Os Doze Destinos de Joaquim. Argumento cênico de Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro à Italiana. Cine Teatro Moderno. Aracati-Ce.

 

1994

Recital de Poesia Sagrações ao Meio. Poemas de Leontino Filho. Direção: Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Col. Externato Kennedy. Aracati-Ce.

O Caso do Vestido. Carlos Drummond de Andrade. Direção e adaptação: Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de rua.

O Boi e o Burro no Caminho de Belém. Maria Clara Machado. Direção e adaptação: Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de bonecos de varas. Col. Marista de Aracati

 

1995

O Show de Calouros do Beiçudo. Texto de Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de Bonecos de Vara. Aracati-Ce.

O Boi e o Burro no Caminho de Belém. Maria Clara Machado. Direção e adaptação: Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de Bonecos de varas. Col. Marista de Aracati.

 

1996

O Boi e o Burro no Caminho de Belém. Maria Clara Machado. Direção e adaptação: Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de bonecos de varas. Auditório do Instituto São José. Aracati-Ce

 

1997

Prevenir é Melhor que Remediar. Peça de Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de Rua. Aracati-Ce.

Paixão de Cristo. Adaptação livre de Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de bonecos. Auditório do Instituto São José. Aracati-Ce.

O Auto da Camisinha. Peça de José Mapurunga. Direção de Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de rua. Aracati-Ce.

O Boi e o Burro no Caminho de Belém. Maria Clara Machado. Direção e adaptação: Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de bonecos de varas. Auditório do Instituto São José. Aracati-Ce.

 

1998

O Auto de Leidiana. Peça de José Mapurunga. Direção de Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro à Italiana. Casa da Cultura de Aracati. Aracati-Ce.

O Boi e o Burro no Caminho de Belém. Maria Clara Machado. Direção e adaptação: Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de bonecos de varas. Largo da Igreja Matriz. Aracati-Ce.

 

1999

Folia de Reis. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de Rua. Aracati-Ce.

Olha a poesia no meio da rua. Recital cenopoético. Direção: Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de rua. Fortaleza-Ce.

 

2000

Folia de Reis. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de Rua. Fortim, Aracati-Ce.

Memórias de Um Poeta Vivo. Argumento cênico: Grupo Lua Cheia. Direção: Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Solar do Barão de Aracati. Aracati-Ce.

O Curupira. Peça e direção de Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Sede da AACLC. Aracati-Ce.

 

2001

Folia de Reis. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de Rua. Aracati-Ce.

 

2002

Folia de Reis. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de Rua. Aracati-Ce

 

2004

O Boi e o Burro no Caminho de Belém. Maria Clara Machado. Direção e adaptação: Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de bonecos de varas. Cine Teatro Moderno. Aracati-Ce.

O Mendigo ou o Cão Morto. Peça de Bertolt Brecht. Direção de Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro à italiana. Cine Teatro Moderno. Aracati-Ce.

Achados e Perdidos. Argumento Cênico: Grupo Lua Cheia. Direção: Marciano Ponciano. Gênero: Teatro de bonecos (bunraku) Cine Teatro Moderno. Aracati-Ce.

Dois. Argumento Cênico: Grupo Lua Cheia. Direção: Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de bonecos (bunraku) Cine Teatro Moderno. Aracati-Ce.

Memórias de Um Poeta Vivo. Adaptação livre dos poemas, crônicas e depoimentos do poeta Raimundo Herculano de Moura. Grupo Lua Cheia de Teatro. Cine Teatro Moderno. Aracati-Ce.

 

2005

A Paixão de Cristo. Teatro de Bonecos. Teatro de Bonecos Francisca Clotilde. Centro de Arte e Cultura Aracati.

 

2005

Por que Adolfo Caminha. Direção: Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de Rua. Aracati-CE.

 

2005

Rua da Consolação. Direção: Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de Rua. Aracati-CE.

Consumidor Consciente. Direção: Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Palco à italiana. Fortaleza-CE.

 

2006

O Conto dos Ventos. Direção: Marciano Ponciano . Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Palco. Aracati-CE.

 

2008

Voto não tem preço, tem consequências. Direção: Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de Rua. Aracati-CE

 

2009

Diversidade. Direção: Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Palco. Aracati-CE.

Com que roupa eu vou? Direção: Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Teatro de Rua. Aracati-CE.

 

2011

Bodega da Zefinha e os Causos de Dideus. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Palco à italiana. Aracati-CE.

 

2012

O Parque. Texto de Valdy Menezes. Direção: Marciano Ponciano. Gênero: Palco à italiana. Aracati-CE.

A Amparativista. Texto: Francisca Clotilde. Direção: Marciano Ponciano. Grupo Lua Cheia de Teatro. Gênero: Cinema. Aracati-CE.

 

2013

Manoel de Barros. Direção: Marciano Ponciano. Gênero: Teatro à italiana. Grupo Lua Cheia de Teatro. Aracati-CE.

 

2015

Sobre Aracati: assim me contaram. Textos: Antero Pereira Filho. Roteiro e direção: Marciano Ponciano. Teatro de arena. Praça Dom Luis, Aracati-CE.

 

2016

Presságios. Adaptação livre do livro “Histórias de Assombração do Aracati” de Antero Pereira Filho. Texto e direção: Marciano Ponciano. Teatro de arena. Jardim do Museu Jaguaribano. Aracati-CE.

 

INTERCÂMBIOS E PARCERIAS

 

2000

Produção do espetáculo Caramel Clown. Cia. No Mundo da Lua. Sede da AACLC. Aracati-Ce.

Produção do espetáculo O Segredo do Curumim. Cia. No Mundo da Lua. Sede da AACLC. Aracati-Ce.

Demonstração técnica da arte de ator. Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais-Lume. Sede da AACLC. Aracati-Ce.

2001

Produção do espetáculo A-MA-LA. Adelvane Néia-SP. Cine Teatro Moderno. Aracati-Ce.

2002

Branca de Neve e os Sete Anões. Presta acessória teatral para o Grupo Francisca Clotilde de Teatro de Bonecos. Cineteatro Moderno. Aracati-Ce.

2004

Produção do espetáculo O Circo do Só Eu. Barracão Teatro-SP. Praça Dom Luiz e Canoa Quebrada. Aracati-Ce.

Produção do espetáculo Instrangeira. Barracão Teatro-SP. Sede da AACLC. Aracati-Ce.

Produção do CD “O Jardim” de autoria de Beto Lins. Aracati-Ce.

2005

Paixão de Cristo de Teatro de Bonecos. Presta acessória teatral para o Grupo Francisca Clotilde de Teatro de Bonecos. Cineteatro Moderno. Aracati-Ce.

 

Projetos

 

Projeto Poesia na Sacada

Projeto Doce Canção

Projeto Auto da Camisinha

Poetossíntese

Poesia em Companhia

Projeto Editorial Terra Aracatiense

 

Festival/Mostra

 

I Festival Primavera de Teatro

Peça: Amor de Cigano Autor: Marciano Ponciano Direção: Marciano Ponciano

Ano: 1991.  Local: Aracati Club. Aracati-Ce Prêmio: Melhor figurino e Melhor cenografia

II Festival Primavera de Teatro

Peça: A Guerra do Ouro Preto Autor: Marciano Ponciano Direção: Marciano Ponciano

Ano: 1992. Local: Cine Teatro Moderno. Aracati-CE Prêmio: Melhor texto.

I Mostra Cariri SESC de Teatro

Peça: O Boi e o Burro no Caminho de Belém. Autor: Maria Clara Machado. Direção: Marciano Ponciano

Ano:     Local: SESC Crato. Crato-CE.

Teatro de Rua para o Desenvolvimento Social

Peça: O Auto da Camisinha Autor: José Mapurunga. Direção: Marciano Ponciano

Ano:     Local: Teatro Glauce Rocha. Rio de Janeiro-RJ

II Mostra de Teatro Litoral Leste-CANOARÁ

Peça: Memórias de Um Poeta Vivo.  Autoria: Textos de Raimundo Herculano de Moura, Marciano Ponciano e R. Leontino Filho.  Direção: Marciano Ponciano

Ano:     Local: Auditório da Escola Emília Freitas. Aracati-Ce.

I Mostra Nacional de Teatro e Aids

Peça: O Auto da Camisinha Autor: José Mapurunga.  Direção: Marciano Ponciano

Ano:     Local: Centro de Convenções de Belo Horizonte. Belo Horizonte-MG

 

Responsável:

Marciano Ponciano

 

Personalidade Jurídica:

Associação Artístico Cultural Lua Cheia

 

Contatos:

End: Praça Dom Luis, 856. Centro.

Tel: (88)9925.8063

www.luacheia.art.br

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Avalie este item
(0 votos)
Lido 21 vezes Última modificação em Segunda, 30 Outubro 2017 11:26
Editor Chefe

A Associação Artístico Cultural Lua Cheia é uma entidade sem fins lucrativos. Seus projetos têm por objetivo o desenvolvimento e a promoção da cultural em geral, particularmente o teatro , a literatura, as artes plásticas e a música. Nestes segmentos busca capacitar e divulgar bens e serviços de ordem artístico-cultural.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
11
12
18
19
20
21
22
26
27
28
29
30