Teatro de Bonecos Francisca Clotilde

Escrito por  Quinta, 17 Julho 2008 11:22

O grupo foi fundado pelo artista plástico Hélio Santos, Márcia Coelho e Marques Santos a 15 de novembro de 1997. O mesmo se caracteriza por suas montagens em que predomina o uso de bonecos confeccionados em "papel machê". Seu nome é uma homenagem à escritora, poetisa, romancista, dramaturga, jornalista e abolicionista Francisca Clotilde.

O grupo tem se destacado no cenário estadual com suas apresentações em aberturas de eventos ligados às artes a exemplo do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga e Festival de Acopiara além de uma série de outros eventos em que o mesmo é convidado a abrilhantar com a beleza de seus bonecos. Sua composição é feita por atores amadores e sua pesquisa em teatro, embora incipiente, se notabiliza na criação de sistemas de manipulação de bonecos e cenografia caracterizados acima de tudo por seu grande valor estético. Em suas montagens são utilizadas diversas técnicas de manipulação de bonecos como bunraku, fantoche e vara, sendo esta última a mais utilizada. O ofício de bonequeiro do artista plástico Hélio Santos, constitui o único veio para o transbordamento estético muitas vezes sem intenção dramática justificada pelo cuidado demasiado da estética em detrimento dos elementos que compõem a estrutura dramática. A produção e elaboração de seus espetáculos levam em média 4 meses, período que compreende escolha e adaptação do texto dramatúrgico; confecção de bonecos, cenários, adereços e figurinos; ensaio e registro fonográfico das falas das personagens. Sobre este último item vale salientar a parceria empreendida com outros atores constituindo uma das fases mais importantes sobre o resultado final da obra. Dentre as diversas montagens que o grupo realizou destaca-se "A Paixão de Cristo."

 

Montagens

 

Esquetes Musicais

Ano: sem data. Autor: Seleta de músicas do cancioneiro popular brasileiro. Direção: grupo.

 

A Paixão de Cristo

Ano: 1997. Autor: Adaptação livre do Santo Evangelho. Direção: Marciano Ponciano.

 

Branca de Neve e os Sete Anões

Ano: sem data. Autor: Adaptação livre do conto homônimo dos Irmãos Grimm. Direção: grupo.

 

Chapeuzinho Vermelho

Ano: sem data. Autor: Maria Clara Machado. Direção: Marciano Ponciano.

 

Show de Bonecos

Ano: sem data. Autor: Seleta de músicas do cancioneiro popular brasileiro. Direção: grupo.

 

Projetos desenvolvidos

Oficina de manipulação. Ano: sem data.

Oficina de Iniciação às Artes Plásticas. Ano: sem data.

 

Prêmios

Edital de Artes Cênicas (Secult-CE) Ano: sem data.

Edital de Artes Cênicas (Secult-CE) Ano: sem data.

 

Responsável:

Hélio dos Santos Barros

 

Personalidade Jurídica:

Centro de Arte e Cultura Aracati

 

Contatos:

Av. Cel. Alexanzito, 697. Centro.

Tel: (88) 8809.6567 ou (88) 3421.1737

 

Avalie este item
(0 votos)
Lido 19 vezes
Editor Chefe

A Associação Artístico Cultural Lua Cheia é uma entidade sem fins lucrativos. Seus projetos têm por objetivo o desenvolvimento e a promoção da cultural em geral, particularmente o teatro , a literatura, as artes plásticas e a música. Nestes segmentos busca capacitar e divulgar bens e serviços de ordem artístico-cultural.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
11
12
18
19
20
21
22
26
27
28
29
30