Sede do Museu Jaguaribano. Centro Histórico de Aracati-CE Sede do Museu Jaguaribano. Centro Histórico de Aracati-CE Panoramio

Arte e história: um diálogo permanente

Escrito por  Quarta, 14 Novembro 2012 16:30

“O espírito quer renovação e é a própria natureza que nos impele a esse movimento universal. Nela nada está parado.”

Eliseu Visconti

 

O sentido de renovação explícito na epígrafe poderia ser verificado nas ações de uma instituição tão tradicional como costumeiramente somos habituados a conceber o museu? A experiência em arte efetivada, em Aracati, à quase três décadas é prova substancial da relação aparentemente antagônica entre tradição e renovação e de como o IMJ tem se negado à peja de museu-inerte.

 

 

Detalhe de obra de José Correia Calixto.Desde a abertura da primeira exposição de artes, ocorrida no início da década de 1980, até os dias atuais o IMJ mantém esse movimento de renovação e diálogo com a classe artística aracatiense. O salão intitulado Exposição dos Artistas Aracatienses é uma mostra coletiva da mais representativa produção plástica da cidade dos bons ventos. A cidade, sua história, paisagem, gente e memória povoaram e povoam as cores e formas de artistas do valor de Nice Firmeza, Hélio Santos, Edson Virginio, José Correia, Luiz Antônio, Manuel Braga, Gérson Ipirajá, Josué Pereira, Solange Guimarães, Ricardo Freitas, José Batista entre outros. Uma história das artes que se faz memória e objeto de apreciação a todos quantos visitem o museu.

 

Este constante movimento de renovação torna o IMJ a mais antiga, e indubitavelmente é possível afirmar um dos mais importantes salões de artes plásticas do Vale do Jaguaribe.

 

Este ano a Exposição dos Artistas Aracatienses, em sua vigésima nona edição, ocorrerá no salão de exposição do Instituto do Museu Jaguaribano de 16 de novembro a 16 de dezembro com entrada franca. Arte e história em eterna renovação.

 

Informações:

XXIX EXPOSIÇÃO DOS ARTISTAS ARACATIENSES

16 de novembro a 16 de dezembro

Instituto do Museu Jaguaribano

Rua. Cel. Alexanzito, 743. Centro Histórico de Aracati

Entrada Franca

(88) 3421.3396

Avalie este item
(0 votos)
Lido 890 vezes Última modificação em Sexta, 10 Janeiro 2014 10:10
Marciano Ponciano Virginio

Sou natural de Aracati-Ce, terra onde os bons ventos sopram. Na academia da vida constitui-me poeta, realizador de sonhos, encenador de máscaras. Na academia dos saberes acumulados titulei-me professor de Língua Portuguesa e especializei-me em Arte-Educação. O projeto de vida é semear a arte por onde passe: teatro, poesia, artes plásticas- frutos da experiência acumulada em anos dedicados a ser feliz. Quando me perguntam quem sou - ator, poeta, encenador, artista plástico, educador? Afirmo: - Sou poeta!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
4
5