aracaty

Escrito por  Domingo, 15 Dezembro 2013 09:54

Há quem diga que toda letra é insuficiente para traduzir o sentimento de pertença a um lugar. Por isso mesmo é que Aracati é mais uma vez o tema que principia o lançamento de mais uma coleção do selo editorial TERRA ARACATIENSE. Trata-se da coleção Cadernos de Teatro que traz em seu primeiro volume a peça “aracaty” de autoria do poeta e dramaturgo Marciano Ponciano. 
O autor nos apresenta uma obra que traz em seu cerne elementos constitutivos da história do povo aracatiense.

Longe de ser uma dramaturgia histórica, “aracaty” é antes de tudo uma licença poética sobre o massacre cultural e extermínio dos povos indígenas que resistiram ao projeto de colonização português.

As falas versam sobre a paisagem local, com destaque para o rio Jaguaribe, personificado na figura de um jaguar, sobre o vento que dá nome a cidade e a lenda do Morro Encantado, originária do Cumbe.

Assim como as demais coleções (Cadernos de Literatura Poetossíntese e Cadernos de História), nesta também há um tema norteador, neste caso a cena dramática aracatiense para a qual a Coleção Cadernos de Teatro abre as cortinas.

Avalie este item
(0 votos)
Lido 1194 vezes Última modificação em Domingo, 15 Dezembro 2013 10:38
Editor Chefe

A Associação Artístico Cultural Lua Cheia é uma entidade sem fins lucrativos. Seus projetos têm por objetivo o desenvolvimento e a promoção da cultural em geral, particularmente o teatro , a literatura, as artes plásticas e a música. Nestes segmentos busca capacitar e divulgar bens e serviços de ordem artístico-cultural.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
3
4
10
11
17
18
20
24
25
27
29
31