Série "Perfis" Série "Perfis" Acervo do artista Edson Virginio

Exposição de arte revela os “eus” do Facebook

Escrito por  Domingo, 23 Março 2014 11:02

Qual o papel do retrato no século XXI? Partindo dessa indagação o artista plástico Edson Virginio organiza sua mais nova sequência de trabalhos em pintura sobre tela, na qual o retrato torna-se evidente. Com isto busca potencializar o retrato no século XXI e, dessa maneira, a partir de uma estética que compreende a imagem como forma hibrida a ganhar novos usos, suportes, sentidos e significados. A história da arte registra a importância do retrato em diversas épocas e movimentos artísticos e isto evidencia uma força mutante capaz de ultrapassar o tempo.

 


O artista aracatiense estabelece um link com o passado num dialogismo ultramoderno, sem abrir mão de mecanismos tecnológicos, softwares aplicativos e redes sociais, além do tradicional suporte tela, tintas acrílicas e óleo. O resultado desta incursão resultou uma nova fase em seu trabalho pictórico: a pintura de retratos. Na produção dos trabalhos, que tem como título PERFIS, Edson busca seus modelos nos autorretratos do Facebook, mais conhecidos por selfies, a auto-apresentação on-line. O autorretrato usado nas redes sociais, o Selfie, que de acordo com o site OxfordDictionaries.com, tem o seguinte significado formal: "Uma fotografia que uma pessoa tira a si mesma, geralmente com um smartphone ou uma webcam e que depois descarrega numa rede social na Internet".


Esse olhar sobre as imagens que ilustram os perfis do Facebook foi iluminado pela pesquisa desenvolvida por Chih-Mao Huangab e Denise Parkb, intitulada Cultural influences on Facebook photographs. O estudo demonstra que variações culturais sistemáticas também podem ser observadas no ciberespaço, com foco na auto-apresentação de fotografias nesta rede de relacionamentos, conhecida como o site mais popular de rede social on-line em todo o mundo. "Facebook constitui um contexto social alargado em que perfis pessoais espelham várias características individuais, pensamentos privados e comportamentos sociais" observou Huang. "Como tal, o estudo apresenta uma nova abordagem para investigar a cognição e comportamentos em diferentes culturas usando o Facebook como uma plataforma de coleta de dados".

Assim, os autores estendem descobertas anteriores do mundo real para o ciberespaço e mostram que a escolha da foto do perfil nesta rede social é influenciada pela cultura de um povo, significando a existência de um padrão próprio que é seguido, mesmo que de forma inconsciente, por norte-americanos, chineses, brasileiros ou franceses, de acordo com costumes e fatores psicológicos comuns nesses locais.


Em seus trabalhos o protagonismo individual, a melhor pose, o sorriso, o olhar afetado, caras e bocas presentes nestes perfis constituem o norte que sinaliza a mais recente produção pictórica do artista aracatiense, residente em Itajubá-MG.

 

Avalie este item
(1 Voto)
Lido 992 vezes Última modificação em Domingo, 23 Março 2014 22:42
Marciano Ponciano Virginio

Sou natural de Aracati-Ce, terra onde os bons ventos sopram. Na academia da vida constitui-me poeta, realizador de sonhos, encenador de máscaras. Na academia dos saberes acumulados titulei-me professor de Língua Portuguesa e especializei-me em Arte-Educação. O projeto de vida é semear a arte por onde passe: teatro, poesia, artes plásticas- frutos da experiência acumulada em anos dedicados a ser feliz. Quando me perguntam quem sou - ator, poeta, encenador, artista plástico, educador? Afirmo: - Sou poeta!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
4
5