Bibi Ferreira Bibi Ferreira

O encontro com Bibi

Escrito por  José Jorge Sexta, 11 Novembro 2016 11:37

Há cerca de 30 anos atrás, descendo do metrô no Rio de Janeiro, deparei-me com um cartaz com o seguinte título: Bibi canta Piaf. Sai correndo em direção ao teatro que o musical estava em cartaz, não me lembro qual. Ao chegar às suas cercanias deparo-me com uma fila que virava literalmente o quarteirão ao redor do teatro. Teimosamente me enfiei na cauda daquela fila caudalosa e desestimulante com o ardor de fã das duas grandiosas artistas, mas para meu desencanto ao chegar próximo à bilheteria recebo a informação que não havia mais ingresso para a temporada. Cabisbaixo sai pelo Rio lamentando a oportunidade perdida de assistir Bibi Ferreira, num de seus melhores momentos. Eu, que tive o privilégio de assistir no teatro, Paulo Autran, Fernanda Montenegro, Juca de Oliveira, entre outros monstros do teatro fiquei com a sensação cultural de perda irreparável.

 

Mas, eis que andando por São Paulo, mais precisamente na Alameda Santos onde foi morto Marighela, na minha busca incessante de cultura, deparo-me com outro cartaz intitulado: Bibi canta Frank Sinatra. Sem acreditar, esperei impacientemente pela abertura da bilheteria, que só se daria 3 horas depois. Ao primeiro minuto de abertura da mesma, lá estava eu, pronto para utilizar o meu cartão de crédito. E para minha felicidade compramos, eu minha companheira (outra sedenta de cultura) duas das últimas cadeiras para o dia posterior.

 

Que maravilha! A começar por pitorescos momentos vivenciados por minha amada no toalete feminino, antes do musical. Disse-me ela que duas velhinhas comentavam como Bibi, no alto dos seus 92 anos conseguiria ficar uma hora em pé e sem fazer xixi, eu não conseguiria, comentou uma delas.

 

E então começa o musical, abrem-se as cortinas e uma big banda maravilhosa ataca de Strangers in the night, e para tristeza dos preconceituosos, com duas virtuosas performances do saxofonista, um branco, e do trompetista, um negro. A seguir entra o apresentador que fala um pouco da vida de Frank Sinatra e aí apresenta Bibi. Ela entra, andando com a vagarosidade dos seus mais de 90 anos, mas com um sorriso de felicidade impressionante, a felicidade de quem está no seu ambiente natural, o palco. Canta várias músicas de sucesso interpretadas por Frank Sinatra, o famoso The Voice, cantor e ator americano, filho dois imigrantes italianos, que fez muito sucesso nos anos 50. A voz de Bibi já apresenta os defeitos da idade avançada, mas ainda se ouve com muita clareza todas as letras das músicas do famoso cantor americano, num afinadíssimo canto. E para surpresa de todos, canta ainda um dos maiores sucessos de Elvis Presley, quando este surge na cena artística e contribui para ostracismo de Frank com sua música e sua dança frenética. Neste momento, velhinhas e velhinhos, que compunham a maior parte da plateia, se mexem nas cadeiras ao som dançante do rock de Elvis. As reminiscências da juventude que afloram em todos os cantos do teatro, trazidos à tona pela arte daquela diva do teatro nacional. Eu, chorão empedernido, tento disfarçar a minha emoção em estar participando de um momento cultural tão rico. Para finalizar o musical é encerrado com a famosa New York, New York. Logo a seguir, minha amada, que adorou tudo no auge dos seus 32 anos se depara no banheiro feminino com uma senhora chorando copiosamente agradecendo uma amiga por ter lhe pago o ingresso para o teatro, um exemplo de presente singelo que uma amiga pode dar a outra, se embriagar de cultura.

 

Saímos pela avenida Paulista cantarolando as músicas de Frank Sinatra que teimosamente ressoavam nos nossos ouvidos. Valeu a pena esperar tanto tempo pelo encontro com Bibi.

Avalie este item
(1 Voto)
Lido 303 vezes Última modificação em Sexta, 11 Novembro 2016 11:52
Mais nesta categoria: O TANGO »

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

iCagenda - Event List

Nenhum evento hoje!