Banca O Carlos
Antônio Figueiredo Monteiro

Antônio Figueiredo Monteiro

ANTONIO Figueiredo MONTEIRO (1909-1988)- escritor e jornalista, nasceu a 03 de novembro de 1909, na cidade de Aracati Ceará, filho de Abílio Bezerra Monteiro e Francisca Figueiredo Monteiro. Já no Colégio José de Alencar, cursando o primário nos idos de 1922 fundara um jornalzinho que tinha o nome "O Sol da Liberdade", órgão oficial do Grêmio Estudantil, outrossim, fundado por ele.

 

Transferindo-se para Fortaleza em 1929, e ingressando-se no Curso de Humanidades da Fénix Caixeiral e em seguida para Academia de Comércio Fênix Caixeiral; durante esse tempo foi um dos componentes do Grêmio dos Estudantes Fênixtas e por sua iniciativa e de alguns colegas transformaram o jornal que tinha como nome "Ensaios" em Revista Fênix, da qual foi um dos principais redatores, tendo como colaboradores Gustavo Barroso, Monteiro Lobato e Raquel de Queiroz, que usava então o pseudônimo Rita Queluz. Já colaborava nessa época com a imprensa cearense e alguns jornais e revistas do sul do país, entre eles O Nordeste, órgão oficial da Arquidiocese de Fortaleza, o qual assinala seu ingresso oficialmente na carreira jornalística, que data de 30 de abril de 1927; A Noite Ilustrada, A Carioca, A Noite, estes últimos do Rio de Janeiro.

 

Na qualidade de jornalista foi correspondente de quase todos os jornais da capital cearense, entre eles O Povo, que nos quase sessenta anos dedicados ao jornalismo, mais de quarenta anos como correspondente do O Povo e que durante as comemorações do cinquentenário do referido jornal, foi escolhido o Correspondente do O Povo, recebendo por isso uma plaqueta de ouro em comemoração aos seus cinquenta anos de jornalismo; tido também como um dos "Cardeais" da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI); entre outros jornais o Correio do Ceará, Gazeta de Notícias, Tribuna do Ceará, Estado, Unitário, O Jornal, Correio de Russas e outros. Colaborou, outrossim, com a maioria dos jornais de Aracati, como A Região, A Ideia, A Reforma, o Jaguaribe, sendo um dos redatores deste, em sua segunda fase; colaborou também para as revistas Manchete, Veja, Realidade, Cláudia, Moda e a revista Cearense O Saco, esta como colaborador oficial.

 

Dedicou-se intensamente à pesquisas históricas, colaborou através dessas pesquisas para trabalhos de várias instituições culturais do país como: Fundação Getúlio Vargas, Instituto Joaquim Nabuco, Projeto Rondon, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Banco do Nordeste do Brasil, tendo dessas suas atividades resultando algumas publicações como a do IBGE no Vol. XVI da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros (Estado do Ceará Verbete Aracati), a Monografia Aracati, publicação do Banco do Nordeste, a Revista de Cultura uma publicação do Ceres sobre artesanato, cultura popular, folclore e um estudo sobre a praia de Canoa Quebrada e o ilustre filho dessa localidade José da Rocha Freire (Zé Melancia), a revista O Saco uma publicação sobre a história da Academia de Letras do Aracati e uma memória fotográfica.

 

Fez vários programas na Radio Rio Jaguaribe, que depois mudou sua denominação para Rádio Cultura de Aracati; entre esses programas destacou-se o programa "O Momento da Cultura", que foi levado ao ar pela primeira vez no dia vinte e nove de maio de 1974 (29/05/74), data do aniversário do escritor aracatiense Adolfo Caminha da corrente naturalista.

O vento Aracati

Terça, 17 Dezembro 2013 17:00

Um poeta nascido em Aracati e residente atualmente na progressista e bela cidade de Sobral escreveu um livro de poesias a que deu o gostoso título de “O VENTO ARACATI”. Esse poeta, que foi por longos anos funcionário público na “Princesa do Norte” e atendendo pelo nome de Gurgel do Amaral, pelo fato de haver nascido na “cidade dos apelidos”, onde também nasceram os poetas Paula Nei e Beni Carvalho, extravasou o seu amor cantando em estrofes maravilhosas a sua terra e a sua gente. Para quem não conhece a aragem boa e agradabilíssima cujo nome serviu de título à obra do nosso poeta fica sem saber o que seja realmente “o vento aracati”.

Please add banners under category :EV

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
11
12
18
19
20
21
22
26
27
28
29
30