Notícias

Em um panorama artístico repleto de nuances e mistérios, Gerson Ipirajá emerge como um protagonista singular, cuja obra reflete não apenas talento, mas também uma profunda conexão com suas raízes e uma incessante busca por novos horizontes criativos. Em nossa imersão na entrevista com esse artista visual, somos convidados a desvendar os caminhos sinuosos que o levaram a se destacar no cenário artístico contemporâneo. Sob a aura de ancestralidade e inovação, acompanhamos a trajetória desse artista que desafia os limites da expressão visual, revelando um universo de inspiração que ecoam além das fronteiras da arte convencional.

Em uma noite memorável (25/04) no Espaço das Artes, a cidade de Aracati testemunhou o lançamento de uma obra que promete ser um marco na historiografia local: "Aracati Era Assim". Organizado com esmero por Antero Pereira Filho, o livro nos convida a mergulhar nas profundezas da memória da cidade, trazendo à tona relatos que se estendem por quase dois séculos.

Jefferson Nogueira é um artista multifacetado! Em Aracati-CE, sua terra natal, ele se envolveu desde a adolescência com diversas expressões artísticas, como teatro, poesia, pintura e dança. Contudo foi o canto lírico que o cativou e o levou a seguir uma longa e dedicada jornada de estudos e aperfeiçoamento artístico. Hoje, ele integra o Coral do Amazonas, um dos principais grupos de canto do país, e participa de eventos e festivais de ópera. Nesta entrevista, conduzida por Marciano Ponciano, ele conta um pouco de sua trajetória, suas influências e seus sonhos na arte de cantar.

Tuesday, 09 January 2024 14:49

MEMÓRIAS DE UMA OBRA CUJO TEMA FOI SEMPRE AMOR

Escrito por

A poesia foi o meu primeiro encontro com a arte. Isto ocorreu na adolescência quando escrevi os primeiros versos. Uma experiência quase sempre solitária em que a palavra foi a matéria pela qual pude conformar a minha percepção estética do mundo. Tão solitário quanto o processo criativo foi saber que os poemas nascidos de modo tão laborioso repousariam, sem o poder imanente das palavras, no fundo de uma gaveta, amontoados.

Eduardo Alves Dias (1882-1976) foi médico, poeta e dramaturgo. Nascido em Salvador, em 1882, Dias foi autor de diversos textos dramatúrgicos levados à cena na cidade de Aracati na primeira metade do século XX. Escreveu, ainda, uma farta produção literária composta por crônicas e artigos levados à público em importantes jornais de circulação em Aracati e no estado do Ceará. Como poeta sua mais importante obra é o livro “Cearenses: poemas das secas” publicado no ano de 1950.

Monday, 31 October 2022 21:58

“aracaty”: uma cena revisitada

Escrito por

Em 2009, escrevi a peça “aracaty” a pedido da atriz e arte-educadora Silvanise Ponciano. A montagem foi realizada pelo Grupo Dias de Teatro, coletivo formado por jovens atores/alunos do Instituto São José. O título da peça, grafada em letras minúsculas, traz a essência dos substantivos comuns, permite-nos perceber a história da cidade sob a ótica daqueles que a formaram sem, no entanto, ser-lhe menos justo quanto à sua importância e relevância.

Desde sua fundação, em 1990, o Grupo Lua Cheia percebeu na imensa e complexa tecitura que compõe as relações entre história e cultura na cidade de Aracati-CE fonte para a construção de relações entre arte e memória e fez disso seu mais importante contributo.

Page 1 of 23

Sobre nós

O Grupo Lua Cheia, com sede na cidade de Aracati-CE, é um coletivo de artistas formado em 1990 com o objetivo de fomentar, divulgar e pesquisar a arte e a cultura.