Arte

Arte

Arte (39)

Jefferson Nogueira é um artista multifacetado! Em Aracati-CE, sua terra natal, ele se envolveu desde a adolescência com diversas expressões artísticas, como teatro, poesia, pintura e dança. Contudo foi o canto lírico que o cativou e o levou a seguir uma longa e dedicada jornada de estudos e aperfeiçoamento artístico. Hoje, ele integra o Coral do Amazonas, um dos principais grupos de canto do país, e participa de eventos e festivais de ópera. Nesta entrevista, conduzida por Marciano Ponciano, ele conta um pouco de sua trajetória, suas influências e seus sonhos na arte de cantar.

Eduardo Alves Dias (1882-1976) foi médico, poeta e dramaturgo. Nascido em Salvador, em 1882, Dias foi autor de diversos textos dramatúrgicos levados à cena na cidade de Aracati na primeira metade do século XX. Escreveu, ainda, uma farta produção literária composta por crônicas e artigos levados à público em importantes jornais de circulação em Aracati e no estado do Ceará. Como poeta sua mais importante obra é o livro “Cearenses: poemas das secas” publicado no ano de 1950.

Monday, 31 October 2022 21:58

“aracaty”: uma cena revisitada

Escrito por

Em 2009, escrevi a peça “aracaty” a pedido da atriz e arte-educadora Silvanise Ponciano. A montagem foi realizada pelo Grupo Dias de Teatro, coletivo formado por jovens atores/alunos do Instituto São José. O título da peça, grafada em letras minúsculas, traz a essência dos substantivos comuns, permite-nos perceber a história da cidade sob a ótica daqueles que a formaram sem, no entanto, ser-lhe menos justo quanto à sua importância e relevância.

Netinho Ponciano é um dos personagens nascidos na cidade de Aracati cujas contribuições para a cultura e para a arte somam-se, além de sua própria história, à efervescente existência de coletivos musicais e artistas na cidade dos Bons Ventos em meados do século XX. Desde tenra idade sua identificação com a arte, especialmente a música, encontra registro na participação, como baterista, da banda Gimara, grupo formado por jovens alunos do colégio Marista de Aracati-CE.

Thursday, 31 March 2022 07:57

FOTOGRAFIA: NARRATIVA EM ATO, EM POTÊNCIA

Escrito por

Da infância em Vila Velha (ES) advém as primeiras influências vividas por Joe Lima com a fotografia. Em entrevista, partimos desse instante revelador até o diálogo com as influências, estéticas e singularidades presentes em sua obra.

Saturday, 01 March 2008 21:23

SUFRAIA

Escrito por

Sufraia fazia mais medo às pessoas com sua aparência de humano do que quando virava Lobisomem.  Na verdade, Sufraia era um Lobisomem na aparência: barbudo, nariz de focinho, orelhas cabeludas com tufos de cabelos saindo de dentro do ouvido, corcunda e torto em riba de umas pernas zambetas, longilíneo e desengonçado. Era mesmo muito feio o Sufraia. 

Monday, 30 July 2007 20:58

O CÃO ZÉ BATATA

Escrito por

Zé Batata foi o maior, o melhor e mais representativo Cão de pastoril que já houve no Aracati. O artista Zé Batata interpretava, no pastoril, que se apresentava todo final de ano na Praça dos Prazeres; o Cão, personagem dos mais queridos por todos quantos se exibiam naquele auto pastoril, por causa do seu jocoso desempenho. A grande luta travada no palco do pastoril era a batalha entre o Cão Zé Batata, de aspecto horroroso, mostrando um só dente na sua imensa bocarra e o anjo Gabriel, representado, geralmente, pela moça mais bonita e cheia de candura entre todas as que compunham a trupe do pastoril. 

Sunday, 01 July 2012 21:21

O TEATRO NO ARACATI ANTIGO

Escrito por

No dia 25 de agosto de 2004, o pesquisador Antero Pereira apresentava, no Teatro Francisca Clotilde, importantes evidências e documentos da pujante atividade teatral em Aracati. "Na semana em que se comemora o dia mundial do teatro (27), vimos trazer à luz de nossos dias este importante arquivo para a memória da cultura aracatiense.  Convidado pelo Grupo Lua Cheia na pessoa do seu representante, Marciano Ponciano, para falar sobre o teatro em Aracati, imaginei que poderia traçar uma trajetória histórica do nosso teatro. No entanto, as dificuldades de informações e a falta de acervo onde buscar as necessárias informações me limitaram.  Portanto nesta pequena e curta conversa que o convite chama de palestra irei me reportar e descrever algumas cenas e passagens espaçadas no vácuo do tempo do nosso teatro"- destacou Pereira. 

Page 1 of 4

Sobre nós

O Grupo Lua Cheia, com sede na cidade de Aracati-CE, é um coletivo de artistas formado em 1990 com o objetivo de fomentar, divulgar e pesquisar a arte e a cultura.